Por que fazer análise?
Buscamos terapias por diversos motivos, geralmente porque nos encontramos em um estado de sofrimento psíquico tal, que nos atrapalha até mesmo viver nossa própria vida.
E qual seria o papel da psicanálise na resolução desse sofrimento? A ela cabe criar um "espaço vazio" que você pode preencher com tudo aquilo que sente e não pode ser dito e sequer pensado, mas que pensamos e sentimos mesmo assim.
Em síntese
É um método de psicoterapia baseada no trabalho de Sigmund Freud (1856-1939), médico austríaco considerado o Pai da Psicanálise. Trabalhou no Hospital Geral de Viena e estagiou no Hospital de Salpetriere (França), onde o neurologista Jean-Martin Charcot lecionava e trabalhava. Assim como o professor Charcot, Freud tinha como objetivo investigar o inconsciente de seus pacientes, começando com a hipnose e depois criando um método com base na livre associação, o qual chamaria de Psicanálise.
O que falar na sessão?
Nas sessões de psicanálise trabalha-se o conhecimento profundo de si mesmo. É um momento para refletir sobre nossos pensamentos, desejos, sonhos, conflitos, nossas angústias e fraquezas, nossas relações, seja com os outros ou nós mesmos, e nos questionar em relação às verdades que impomos em nossas vidas. Vamos juntos pensar saídas para aqueles conflitos que nos parecem tão impossíveis e paralisantes?
Benefícios da Psicanálise
Além de aliviar os sofrimentos mentais, o tratamento com abordagem psicanalítica ajuda o indivíduo a se conhecer melhor, a elaborar seus desejos e emoções e a lidar com seus medos, angústias, expectativas e frustrações. A duração de um tratamento psicanalítico varia conforme as necessidades do paciente. Se comparada com a de outras terapias, essa duração poderá ser maior, porém com vantagens igualmente duradouras e impactando positivamente diferentes áreas da vida.
Como diz Selton Mello (ator, diretor e produtor brasileiro) no vídeo abaixo, Terapia não é coisa de maluco, mas sim de quem quer se cuidar mais para não se deixar afetar por um mundo doente.
Neuropsicanálise
A Neuropsicanálise é um movimento muito recente dentro da psicanálise e da neurociência, com foco nos processos neurobiológicos da atividade cerebral dos sentimentos, pensamentos e ações. Combina os insights de ambas as disciplinas para uma melhor e mais profunda compreensão desses processos, para os vincular a um modelo psicanalítico.
"A psicanálise, aliada à neurociência clínica, se desconstrói sobre um alicerce seguro, sem perder suas bases, e se reinventa movida pelo amor ao que se faz, de dentro para fora, ou seja, da vocação de cada psicanalista verdadeiramente comprometido em ajudar o outro, buscando atender suas atuais necessidades e, assim, se perpetuando sempre através do autoconhecimento que não cessa jamais.
É como eu sempre digo, autoconhecimento é tudo! O resto é o resto"
Emilio Jacques, Neuropsicanalista, Hipnólogo e Terapeuta Integrativo.
NEUROPSICANÁLISE e TERAPIAS INTEGRATIVAS, desde 2007 ajudando mentes a se reconectarem.
Reembolso por parte dos planos/convênios
A Psicanálise é considerada um ofício, uma ocupação, não sendo uma atividade prevista em norma, pois seus objetivos e princípios éticos são singulares. Exatamente por não estar sujeita à regulamentação específica, convênios não costumam reembolsar sessões psicanalíticas. No entanto, caso seu psicanalista seja também psicólogo ou psiquiatra, ele poderá emitir recibos das sessões para efeito de reembolso.